C. Hennemann - Laboratório Clínico Veterinário

Dosagem de Sódio e Potássio


     A determinação dos valores séricos de sódio e potássio desempenha fundamental importância na avaliação de condições clínicas diversas, uma vez que ambos os eletrólitos desempenham relevante papel no transporte de cargas iônicas.

     O sódio é um componente essencial no líquido extracelular, e pode ser considerado o elemento chave para a regulação da hidratação. Seu  aumento nos níveis sanguíneos (hipernatremia), pode vir acompanhado de hipertensão, perda de apetite, apatia, espasmos e convulsões.

    Concentrações séricas elevadas de potássio, indicam hipercalemia, sendo a doença renal uma das causas mais comuns, embora outras causas possam estar associadas à esta condição.

     Já concentrações diminuídas de potássio, indicam hipocalemia, presente comumente em casos que cursem com diarreia e vômito importantes; em pacientes que estejam em tratamento crônico com diuréticos (cardiopatas); nos casos de poliúria compensatória pós desobstrução uretral nas DTUIF; ou também como controle em pacientes em fluidoterapia intravenosa.